Oi, tudo bem por aí?
Este vai ser o meu primeiro post falando sobre uma das coisas que eu mais amo na vida: Harry Potter. Quem me conhece sabe o quanto eu amo a saga e como ela faz parte da minha vida até hoje, mesmo depois de tantos anos que ela foi encerrada.
Quando eu fiquei sabendo do lançamento da peça de teatro com a continuação da história me empolguei demais. Me sentia bastante órfã da série e queria muito uma continuação, a única parte ruim é que a peça era em Londres e eu, bem eu moro no Brasil.
Algum tempo depois foi anunciado que o roteiro da peça de teatro seria lançado como livro, fiquei tão feliz que contei os dias para o lançamento. Quando as primeiras reviews começaram a surgir eu fiquei muito chateada. Mesmo sem ter lido nada com spoiler, tudo que eu ouvia sobre o roteiro é que era “ruim”, “fraco”, “parece uma fanfic”. Ganhei o livro de aniversário em Outubro do ano passado, mas não tive coragem de ler. Enrolei, resolvi ler a série toda de novo para depois ler a continuação, eu não queria me decepcionar.
Agora tive alguns dias livre e resolvi começar a leitura. O livro é rápido, são poucas palavras por página e a maioria delas são falas (não esqueça que é um roteiro de teatro, não um livro de romance). Confesso que o ritmo de mudança de cena, descrição rápida de ambiente me deu uma grande dificuldade para entrar na história, novamente é aquilo de não ser algo para ler e sim para assistir. Por isso não vou dizer que a peça é ruim, pois não a assisti, mas como leitura eu não gostei.
SPOILERS DAQUI EM DIANTE.
Quanto ao roteiro: Não gostei. A história toda gira em torno do segundo filho de Harry e Gina. Albus Severus Potter, que odeia ser filho de Harry Potter, não consegue se encaixar na família, na escola e culpa o pai por tudo isso. A verdade é que ele não se encaixa por ser chato. Sim, ele é chato! A única pessoa de quem ele se aproxima é o Scorpius Malfoy (filho do Draco) e a impressão é que ele só faz isso porque sabe que seus pais não se dão bem e provavelmente isso vai causar algum desconforto em Harry.
Ao contrário do Albus que é muito insuportável, o Scorpius se mostra totalmente agradável, inteligente, gentil e companheiro. O garoto não tem nada a ver com o arrogante Draco Malfoy que conhecemos, sendo que de fato o garoto tem motivos para ser revoltado. Além de ser filho de um ex-comensal da morte, existe um boato de que ele é na verdade filho de Voldemort. Que sua mãe, Astória, teria usado um vira-tempo para voltar no passado e engravidar de Voldemort antes que ele tivesse morrido.Ou seja: todo mundo odeia o guri, até mesmo os Sonserinos preferem não se misturar com ele, as pessoas chegam a serem cruéis com ele e ainda assim ele consegue ser um cara muito legal.
Toda a história de voltar no tempo gera vários furos de roteiro que eu nem vou começar a descrever ou esse texto vai ficar maior que o roteiro de Cursed Child, só preciso dizer que não tem quase nada de JK Rowling neste roteiro, que a representação da maioria dos personagens se perdeu nas mãos do roteirista e que eu sinceramente não aceito isso como continuação decente de Harry Potter.
Fim dos Spoilers
Parece muito ódio né? Pois é, eu realmente gostaria de ter amado, de ter achado a melhor coisa do mundo, já que sou predisposta a gostar de tudo que venha de HP, recomendo que se você gosta de Harry Potter faça a leitura para tirar sua próprias conclusões. Leia sabendo que não é um livro e sim um roteiro e que isso muda muito a maneira como a história é contada.
Minha nota para esse livro é 2,5 porque o Scorpius vale 10, ou senão seria 0 mesmo.
Beijos e até mais.