Oi, tudo bem por aí?
Vamos falar de livros! A verdade é que eu tenho estado em falta com minhas leituras, não tenho tido muita vontade de ler, o que é bem ruim, porque eu amo ler. Enfim, meus últimos livros foram os dois primeiros volumes de “Desventuras em Série” e hoje eu vou dar minha opinião sobre eles.
Se vocês assistiram a série da Netflix posso dizer que os livros são muito semelhantes. Com a diferença de que os livros tem um tom bem mais pesado e sério. Não pretendia comparar os dois, porque eu sei que todas as adaptações sofrem alterações e eu aprendi a ficar em paz com isso (depois de muitas decepções). Porém no que diz respeito à narrativa as histórias são praticamente iguais, tirando um detalhe ou outro.
Falando exclusivamente do livro agora, o primeiro volume tem um clima pesado e dolorido, as crianças perdem os pais e se vêm a mercê de um desconhecido que assume o controle de suas vidas e que é extremamente desagradável e horrível. Todo o ar cômico que foi dado ao personagem, tanto pelo Jim Carrey, quanto pelo Neil Patrick Harris é inexistente nos livros. Ele é cruel, violento e nada engraçado. Sua única ambição é a fortuna dos irmão Baudelaire e ele é capaz de tudo para conseguir isso.
O livro todo é narrado por Lemony Snicket, que participa da história como investigador do caso dos irmãos Baudelaire, ele também assina como escritor do livro mas é apenas um pseudônimo para o verdadeiro autor Daniel Handler. Ele deve assumir um papel mais importante nos próximos livros.
No primeiro livro é apresentada a casa do conde Olaf e as pessoas de sua trupe de teatro, que na verdade são mais capangas que colegas. As crianças são obrigadas a fazer tarefas de casa e são punidas caso isso não aconteça da maneira que o Conde deseja. Ele arquiteta um plano para obrigar Violet a se casar com ele e assim poder assumir o controle da fortuna.
No segundo livro, os irmãos Baudelaire são levados para a casa de um novo tutor, o especialista em répteis Dr Montgomery, que trata as crianças com carinho e respeito. As crianças acreditam que finalmente podem recomeçar a vida até que o Conde Olaf aparece novamente, desta vez disfarçado para não ser preso. Mais uma vez elas tem que lidar com as armadilhas que ele prepara.
Os resumos estão curtos porque os livros são curtos, em média de 100 páginas na versão digital, que estou lendo. Se você pretende ler os 13 livros eu sugiro que fuja de algum spoiler e faça a leitura sem saber o que se reserva para os irmãos.
No momento estou lendo o quarto livro e gostando bastante. Leitura recomendada.
Beijos e até mais