Destaque

Beleza Cinema Organização Culinária Decoração Esmaltes Livros Séries

menu fixo

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Bullet Jornal - Iniciando

Oi, tudo bem por aí?

Organização é uma das minhas metas de vida. Desde sempre procuro maneiras de me manter em dia com minhas obrigações. Eu sou uma pessoa extremamente responsável com meus compromisso, porém tem coisas pessoais que acabo deixando de lado e que são parte importante da minha vida.

Ano passado ouvi falar de um método de organização que estava fazendo muito sucesso o Bullet Journal, ou diário em tópicos como foi traduzido. Esse método consiste em acompanhar seus compromissos, tarefas, vontades, metas e tudo mais que você quiser em apenas um caderno que será personalizado de acordo com o que você pretende.

A melhor parte desse diário para mim é isso - Eu posso personalizar com todas as coisas que eu quiser sem me prender a nenhum padrão. Posso anotar coisas importantes como uma audiência jurídica, ou coisas banais como se eu arrumei ou não a cama. E todas as coisas vão ter seu espaço no meu diário.

Esse é meu primeiro mês com o Bujo (abreviação mais fofa) e vou tentar compartilhar aqui as minhas novas descobertas e a maneira como vou organizar tudo. Vamos lá?


Para começar separe algumas páginas no começo para serem seu índice:




Nele devem constar o seu guia para tudo no seu diário. As páginas serão numeradas e a cada nova adição você deve voltar ao índice para acrescentar o número das páginas e seu conteúdo.

Determine suas legendas:


Essa legenda será bem útil até que você se acostume com seu Bujo e não precise mais voltar para usá-la de referência. Existem as legendas padrão, porém você fica livre para criar as suas.

Visão geral do ano:


Essa parte irão conter todos os eventos do ano. Personalize da sua maneira, mas tenha em mente que durante o ano eventos importantes irão aparecer e você precisará de espaço para colocá-los aqui.


Visão geral do mês:
Coisas que vão acontecer durante o mês, podendo conter os eventos das páginas anteriores ou não, você pode usar esse espaço para traçar metas do que pretende no mês ou coisas que gostaria de fazer, lugares que gostaria de conhecer, etc.

Dias da semana:


Separação diária de tarefas, que podem incluir desde arrumar a cama, até aquele trabalho que você precisa começar hoje! Esses dias vão ser preenchidos de acordo com a frequência que você precisa anotar seus afazeres. Podem ser coisas gerais ou mais específicas, sendo separadas por datas.


Acompanhamento de hábitos:

Minha parte favorita até agora no Bujo. Nessa parte eu posso anotar diariamente coisas que me afetam diretamente, como a maneira que me senti naquele dia, tanto física como emocionalmente. Além de ser um check-list das coisas que pretendo fazer todos os dias até que se tornem um hábito.


Esse é o esquema mais básico do Bullet Journal, como sou iniciante resolvi seguir mais ou menos o padrão para começar. Novas páginas podem ser adicionadas futuramente e seu Bujo fica a cada dia mais com sua cara.


Beijos e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário